Muita gente se sente perdida por conta dessas três palavrinhas e muitos estão enganados também. "Ah, mas isso é coisa de fã de banda", não, isso não é verdade. No mundo dos livros, há muito disso. Confira:

Fandom

Dicionário: ''Fandom é uma palavra de origem inglesa (Fan Kingdom), que se refere ao conjunto de fãs de um determinado programa da televisão, pessoa ou fenômeno em particular.''

 Quando há um grupo de pessoas reunidas (no modo de falar, porque pode ser virtualmente também) e que são fã de determinada coisa chama-se de Fandom. Por exemplo: no twitter, principalmente quando há votações, todos os fãs se juntam para ajudar o ídolo. Isso é Fandom. 

No mundo dos livros, os mais populares são:
Harry Potter: Potterheads
Jogos Vorazes: Tributos
Percy Jackson: Semideuses
Divergente: Iniciandos/Iniciados (Não gente, não é 'Divergentes')
Crepúsculo: Twihards
A Culpa é das Estrelas: Efeitos Colaterais
Entre muitos outros...!

Spoiler

Dicionário: Spoiler é quando algum site ou alguém revela fatos a respeito do conteúdo de determinado livro, filme, série ou jogo. O termo vem do inglês, mais precisamente está relacionado ao verbo “To Spoil”, que significa estragar. Numa tradução livre, spoiler faz referência ao famoso termo “estraga-prazeres”.

 Todo mundo já deve ter passado por isso: "Amiga, sabe aquele livro que você me emprestou? Estou amando" "Ah, que bom. Fulano de tal morre." A parte em azul é o tal spoiler, que assombra todo mundo. Ninguém (ou grande parte da nação leitora) gosta de saber quem morre ou o que acontece no livro antes de lê-lo e, muitas vezes, o Spoiler faz algumas desistirem de ler tal livro.

Poser

 A parte mais complicada de ser fã de uma saga/livro muito conhecida (o) é lidar com os posers. Primeiro a definição, que MUITOS desconhecem:

Dicionário: poser finge ser um fã apenas para estar na moda, para se juntar a um grupo e seguir as mesmas tendências. Um poser também se caracteriza por seguir um artista ou banda apenas quando estão no auge do sucesso. 

 Portanto, se você leu só o primeiro livro de Jogos Vorazes (exemplo) e sai por ai dizendo "Nossa eu amo Jogos Vorazes. Sou tributa de coração", você pode ser considerada poser sim. Por quê? Primeiro: não é TributA e sim TributO (feminino ou masculino). Segundo: se você não sabe nem o desfecho da história como pode se considerar fã? Pode até ser que você deteste o final. 

 Para ser um fã você não precisa saber tudo sobre aquilo, pelo menos o básico. Gostar só porque está fazendo sucesso não é certo. Para ser um fã de uma saga (exemplo²), você precisa AMÁ-LA. 

 Usando o modelo de Divergente: muitos falam que são fãs de Divergente mas não sabem que o nome do Fandom é Iniciandos ou Iniciados. Isso é falta de conhecimento da parte de quem se diz fã, o que faz ela correr o risco de ser xingada pelos fãs de verdade. Há pessoas que não ligam muito para isso, mas além de ser ridículo você se fazer de fã de algo, ainda arruma briga atoa com as pessoas. 

 Por isso, pense bem antes de se dizer fã de algo. Não estamos criticando, estamos apenas informando coisas que acontecem.



8 Comentários

  1. Hmmm esse assunto de poser ou não é bastante complicado.
    Eu acho válido sim alguém se dizer fã de uma saga ou livro sem conhecer EXATAMENTE tudo e cada linha do livro. Se o livro cativou a pessoa logo no primeiro volume, qual é o grande problema nisso?! As pessoas são apegas demais às suas sagas e trilogias e livros e anyway, rola um ciúme meio doentio às vezes.

    Eu particularmente fico chateada quando vejo alguém derrama amores sob um autor que eu gosto muito, mas só leu um livro dele. Mas aí eu paro e penso quantas vezes eu gostei MUITO de um livro sem ter lido os outros de algum autor, e nem por isso meu amor era menos legítimo ou sei lá. A gente tem é que se orgulhar de ver um livro/autor que gostamos conquistando outras pessoas e deixar um pouquinho o ciúmes de lado!
    Tem tantos livros que eu gosto e são desconhecidos, e isso dificulta bastante algumas coisas como encontrá-los, encontrar pessoas que gostem ou até mesmo ir a eventos sobre ele. Já livros super conhecidos e com "posers", são milhares de oportunidades que temos, às vezes até de conhecermos os autores (ou será que a Cassandra Clare viria pro Brasil se sua saga não fosse tão conhecida e até divulgada pelos chamados posers?)

    Vale refletir sobre esse assunto!
    Beijos ^-^
    Ana - Poesia Destilada

    Blog| Loja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ana, esse assunto é muito polêmico sabe, sempre gera discussões. O que você falou faz sentido sim. Os posers ajudam a divulgar uma série ou saga. O que já não acho correto é algumas pessoas se acharem 'as maiores fãs' sem ao menos ter lido o segundo livro de uma série com cinco. Já pensou se você lê, por exemplo, o primeiro Harry Potter e, quando lê o segundo e os outros não gosta? É difícil, rs.

      Obrigada por comentar. :)

      Excluir
  2. Muito bacana seu post!
    adorei chegar aqui!
    Voltarei mais vezes! =)

    Um abraço!
    ~Vanessa Vieira

    ResponderExcluir
  3. Eu não acho necessário saber linha por linha, parágrafo por parágrafo dos volumes de determinada saga, por exemplo, para você se tornar um fã. O primeiro livro é sempre a essência do enredo da história, e se você se identificou, de certa forma, é muito provável que você se identifique também com os demais volumes da sequencia. Eu, por exemplo, AMO ler, mas tenho pouco tempo para isso, ainda há MUITOS livros que eu "necessite" ler, Haha! Esses dias, assisti a adaptação de Divergente, e de primeira me apaixonei pela história, foi a partir daí que despertei AINDA MAIS meu interesse pelos livros. É como uma consequência, entende? Ah, mas... Não basta eu amar a saga e ter interesse por ela, se eu não cheguei a ler eu não devo, em hipótese alguma, ser considerada fã, é isso? Também tem aquele "porém" em relação aos "fãs novatos". Só porque eles sabem menos eles têm que ser tachados como "posers"? Isso é algo de se pensar. Rs'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse, realmente, é um post polêmico, não acha? hahaha

      Concordamos em vários pontos, até. E, realmente, para ser fã não precisa saber tudo sobre uma saga. O que quero dizer é que não é por ser "novato" que você é "poser", e sim por se achar o maior fã. Por exemplo: eu li apenas o primeiro livro de Harry Potter, mas vi os filmes. Há fãs que acompanham há anos, leram tudo e fazem realmente parte do 'fandom', portanto, seria ridículo eu dizer que 'sou a maior fã de HP' sem, ao menos, ter lido os livros. Não ligo muito para essa coisa de ser poser ou não, mas já vi gente brigar feio por causa disso.

      No caso de Divergente, por exemplo, há diferenças consideráveis entre o livro e o filme, por isso você deve 'tomar cuidado' ao dizer que é fã ou não. Já pensou se, conversando com um grupo que já leu todos os livros, você falar que 'a-m-a de paixão aquela cena tal' que, na verdade, não existe? Hahaha, poderia ser um mico.

      Infelizmente e em alguns casos, os fãs novatos sofrem (eu sou, se você considerar algumas sagas kk) com essa questão de ser poser ou não. Na realidade, ser poser é fingir ser algo que você não é.

      Obrigada pelo comentário, Bia. Fico feliz que nos visite :3

      Excluir
  4. se eu so assisti os filmes do Harry Potter e não li os livro, mas mesmo assim se de muita coisa, eu posso me considerar fã?

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post, eu sempre tinha dúvidas do que era o que, agora sei tudo direitinho. Sucesso no blog ;*

    ResponderExcluir