O Doador de Memórias (2014), é um filme baseado na obra de ficção da escritora Lois Lowry, intitulado O Doador. 

 O mundo narrado por Jonas é uma distopia, um gênero agora comum (que já conhecemos em Jogos Vorazes, Divergente e Maze Runner, por exemplo), onde todas as pessoas não possuem memória. Não há inveja, ganância ou conflito entre eles, o que explica a utilidade do sistema. No entanto, não há alegria de viver, amor e as sensações boas que nós, de hoje, conhecemos. 

 Como todas as distopias, os governos autoritários buscam, da melhor maneira que podem, acabar com a guerra que existe no mundo -alguns acham que ter o poder concentrado na palma da mão possa ser a chave da paz. Desta vez, todas as memórias do passado foram apagadas, trazendo uma vida pacata e monótona à tona. 

 Para impedir que desastres aconteçam, uma única pessoa possui essas memórias, sendo a mais sábia do local. Com 12 anos, coisa que chega a parecer ridícula por aqui, todos são designados para uma profissão, e Jonas recebe a "honra" de se tornar o guardião de memórias -pois de tempos em tempos, as memórias são passadas para outras pessoas, a fim de que alguém possa sempre ter sabedoria. 

 Mesmo tendo a informação de que o treinamento será difícil (já que para uma pessoa totalmente inocente descobrir o que um dia existiu na vida é realmente complicado), Jonas aceita a escolha. No entanto, ele não sabe quais consequências isso trará para ele.



"Quando não há memórias, a liberdade é apenas uma ilusão."



 Não digo quanto à adaptação - pois não li a obra de Lowry -, mas o filme está de parabéns. A história é original, as cenas são bem feitas e os atores são ótimos...bem experientes. O que faz com que muitos fãs desse tipo de filme não goste do longa é o fato dele ser parado. Claro, para a época em que foi escrito não, mas depois de assistir a revolução de Katniss, a coragem de Tris e o sacrifício de Thomas, o mundo de Jonas não tem ação alguma. Sem contar que o local onde eles vivem não tem nada de emocionante, é artificial. 


 O mundo preto e branco de O Doador de Memórias te prende para a história. Depois, para julgar melhor, leia o livro. Se você gosta de um filme baseado no livro, a chance de você gostar da obra impressa é muito maior.

Trailer:





Ficha técnica {Via AdoroCinema}

Título: O Doador de Memórias
Diretor: Phillip Noyce
Distribuidora: Paris Filmes
Elenco: Jeff Bridges, Meryl Streep, Brenton Thwaites, [+] 
Nota: ★★★★

Por Flávia Bergamin


Deixe um comentário