8 de Março. Dia Internacional da Mulher. Hoje é o dia delas, que de frágil não tem nada. Elas são guerreiras, pessoas fortes e determinadas. Onde quer que estejam, elas chamam a atenção, porque são incríveis e mostram o que vieram fazer. Ainda que desvalorizadas por uma parte da sociedade, elas não desistem fácil.

 O feminismo vem ganhando uma voz muito grande no mundo de hoje, e de todos os lados, as mulheres mostram mais poder. Na literatura, não é diferente! Temos guerreiras, garotas corajosas, que provam porque são chamadas de incríveis. 


 Neste post, reunimos algumas das personagens mais marcantes para nós e que provavelmente marcaram você também. Confira!

#LuteComoUmaMulher


Beatrice (Tris) Prior

 Da série Divergente de Veronica Roth, Tris nos mostrou que ser diferente significa ser forte o suficiente para ser você mesmo. Ela ensinou que lutar pelos seus ideais é a coisa certa a fazer, e que perdoar faz parte da vida, seguir em frente, apesar de parecer difícil, é o melhor a fazer, e que suas qualidades e defeitos fazem parte de quem você é, e você precisa e orgulhar de ambos. 


Annabeth Chase


 Protagonista da saga de Percy Jackson e Os Olimpianos (de Rick Riordan), Annabeth é esperta e inteligente. Ela provou que há sempre uma saída, e que devemos lutar pelo que acreditamos. Ser forte é difícil, mas as vezes é necessário, principalmente quando outras pessoas dependem de nós. 


 Louisa Clark 


 De Como Eu Era Antes de Você, por Jojo Moyes, Louisa é comum e vive uma vida simples e monótona. Ao passo que conhece Will, ela aprende que a vida está muito além de quatro paredes, e que há um mundo incrível a nossa espera lá fora! Ela percebe que nunca é tarde demais para uma boa aventura cheia de emoções, e que nem sempre o amor pode resolver tudo, mas é essencial para irradiar um luz de alegria por onde passa.


Lúcia Pevencie 


 Em As Crônicas de Nárnia, por C. S. Lewis, Lúcia prova que tamanho não é medida de coragem. Nunca é cedo para fazer o que é certo, e tem muita criança por aí que vale mais que muitos adultos! Ela nos ensina a não se deixar levar por comentários negativos e continuar com determinação!


Leia Organa 



Quem nunca se inspirou? Leia, da franquia de Star Wars (George Lucas), é a determinação em pessoa. Umas das primeiras garotas a exalar poder e graça ao mesmo tempo. Ela nos mostra que nada é impossível, e que nunca se deve perder a fé, principalmente quando estamos lutando por um bem maior. Como salvar a galáxia dos Sith por exemplo...


Katniss Everdeen


 A garota do distrito pobre se mostrou altruísta desde quando se voluntariou para os Jogos Vorazes no lugar da irmã, Primrose Everdeen, e se tornou símbolo da revolução. Ela é a esperança de toda uma nação. Katniss inspira pessoas não só de Panem, como do mundo todo. É graças a ela que muitos têm coragem de se voluntariarem para algo em suas vidas.


Clary Fray 


 A ruiva, criação de outra mulher que merece estar nesse post, não mede esforços para fazer o que acha certo. Do dia para a noite, ela se vê em uma posição difícil, mas não desiste. Ela luta por sua família, pelo seu amor e por aquilo em que acredita. Clary nos ensinou muito mais do que caçar demônios, nos ensinou que desistir não é escolha quando ainda se pode lutar. 



 É incrivelmente difícil selecionar apenas algumas personagens que mostram o poder feminino nas páginas. São muitas que nos provam serem mais do que apenas personagens, por isso, devemos homenageá-las todos os dias, respeitá-las todos os dias. Emma Watson (a Hermione Granger) faz parte de uma campanha, a HeForShe, que visa a igualdade de gêneros. Nós, mulheres, não queremos tomar o lugar dos homens, apenas queremos o que é nosso por direito. Queremos uma igualdade. 

 E não podemos nos esquecer de citar todas aquelas que aparecem, todos os dias, divulgando seus livros nas redes sociais, buscando reconhecimento. Muitas dessas autoras são nossas amigas e merecem muito mais do que um post. 

 Autoras, trabalhadoras, donas de casa... Nós devemos homenageá-las com publicações, fotos, flores ou doces, mas acima de tudo, com respeito. Respeitar as mulheres é respeitar a si mesmo; é colaborar por um mundo melhor.

Parabéns à nós! 

Por Ester Meireles e Flávia Bergamin


Um Comentário

  1. Muito bom o post, além de servir de inspiração, também serve se informativo, pois eu não conhecia algumas dessas personagens citadas e agora irei conhecer! :)

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir