Yay, temos um resenhista novo na equipe! O Chamado do Cuco vem para estrear a chegada de Paulo Carvalho, nosso colunista de mistérios.

 Confira a resenha!

Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

 Quando comprei esse livro, foi simplesmente porque era um livro de vinha com detetive na capa. Nem sabia do que se tratava. Deixei de lado no plástico e continuei com minhas leituras. Quem nunca comprou livros já tendo vários para ler que atire a primeira pedra... Passado uns dias, vi na internet que o tal do Robert Galbraith não existia e que quem escrevia era ninguém mais ninguém menos que J.K.Rowling autora de Harry Potter e Morte Súbita. Com isso, passei O chamado do Cuco para o topo da lista. Mas valeu a pena? J.K.Rowling leva jeito para a coisa?

Sim e com certeza!

Ela não faz nenhuma mágica (trocadilho não intencional). Histórias de detetive, existem várias por aí. Um suicídio colocado em dúvida? Quem já não leu ou viu algo assim? Mas Rowling se destaca alguns fatores.

 Rowling pega todos esses ingredientes conhecidos e transforma numa receita nova e fresquinha. O livro traz uma critica ao mundo da moda e todo o glamour que ele aparenta. Ela não esquece que estamos no Século 21, mas não se escora nisso. A investigação, os interrogatórios, as anotações ainda estão ali, mesmo que dividindo lugar com pesquisas no Google e mensagens de celular. O desenvolvimento da história é digno de nota. Haverá momentos para você se emocionar, rir, roer as unhas etc. Os acontecimentos fluem sem exageros, sem ofender a inteligência do leitor. Quando se explica algum desdobramento, você não ficará com a sensação de estar boiando, a informação estava lá, mas talvez você não tenha dado a devida atenção ou nem considerou como algo relevante. Dá para investigar junto com os personagens. É aí que entra o segundo ponto.

 Os personagens. Cormoran Strike e Robin Elacott são personagens que vão ficar no imaginário de todos. O Cormoran é muito mais profundo do que o descrito na sinopse. Ele é muito habilidoso no que faz, mas sua vida pessoal está completamente em frangalhos. Deve dinheiro para várias pessoas, não lhe aparecem casos e ainda por cima tem um relacionamento amoroso cheio de idas e vindas. É nesse ponto da vida que ele conhece Robin. Ela foi enviada por engano por uma firma terceirizada para o escritório de Strike. É bom que se diga que Robin está noiva e bem feliz na expectativa do seu casamento.. 

 Após começarem com o pé esquerdo, os dois desenvolvem uma relação muito legal. Robin não é simplesmente uma secretária, ela se mostra muito útil e ajuda Strike na resolução do caso! Apesar de estarem cientes das boas qualidades e atrativos um do outro, eles não ficam nessa de romance. O que nasce nesse livro é uma amizade. Aliás ,é uma amizade que da vontade de fazer parte. Como não é possível, dá para pelo menos acompanha-la. 

 A Editora Rocco fez um ótimo trabalho na parte física. Sem exageros e efeitos, do jeito que o leitor gosta.



Livro: O Chamado do Cuco

Autor: Robert Galbraith (pseudônimo de J.K.Rowling)

Número de páginas:464

Editora: Rocco

Ano da publicação:2013

Nota:10 



Por Paulo Carvalho
 @procarvalho7


4 Comentários

  1. Estou querendo ler esse livro desde que descobri que era escrito pela rainha, já que suspense policial não é tanto minha praia. Adorei sua resenha, e seja bem-vindo ao blog! hahah
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo elogio! É uma ótimo livro e muita gente virá a conhecer o gênero por conta dela!

      Excluir
  2. Olá, é minha primeira vez aqui no blog. Vim parar aqui pela indicação da Rocco, pelo face.

    Adorei a resenha! Os únicos livros que li com essa temática foram os da Agatha Christie e confesso que JK Rowling não deixa a desejar. A leitura é cativante e a construção dos personagens é maravilhosa. Estou ansioso para as próximas resenhas das aventuras de Strike e Robin!

    Um abraço e bem vindo, novo resenhista!

    Rodrigo Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelos elogios! Realmente, quem gosta da "Dama do Crime" vai gostar das histórias de Strike e Robin. Pode deixar que logo teremos as outras resenhas!

      Excluir