RESENHA: O SILMARILLION, de J. R. R. Tolkien
25.3.16
O Silmarillion, relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os grandes eventos narrados em O Senhor dos Anéis. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas.
O Silmarillon é uma obra com a união de lendas escritas por Tolkien ao longo de sua vida, e só foi divulgada quatro anos após o óbito de seu autor. Também é a obra mais antiga de Tolkien, que começou a escrevê-la em 1917, em seus rascunhos feitos à lápis.
É dividido em cinco partes que, na língua élfica, se chamam: AINULINDALË (A Música dos Ainur), VALAQUENTA (Relato dos Valar), QUENTA SILMARILLON (A História de Silmarils), AKALLABÊTH (A Queda de Númenor) e o quinto que está mais para um pós-final, DOS ANÉIS DE PODER E DA TERCEIRA ERA.
Se me é permitido, Silmarillon é a bíblia do mundo criando por Tolkien. Nele contém todos os fatos necessários que nos fazem entender a idade média como ela é hoje. E é de suma importância compreender por total aquilo que Tolkien escreveu, pois os textos em Silmarillon, são ainda as criações que deram base para ele escrever O Senhor dos Anéis e O Hobbit.
Quanto à leitura do livro, sinceramente... pode ser meio árdua. Silmarillon, é um livro para ser apreciado, lido lentamente e sem pressa. Pois ele é sistemático e complexo, e para decifra-lo completamente é preciso que se pare muitas vezes a fim de analisar os mapas e os fluxogramas que o acompanham. E caso você quiser lê-lo com toda a criatividade nele contido, você deve, antes de tudo, aprender as pronúncias da fala élfica, já que durante todo o livro, o idioma é e será devidamente usado. Àqueles que pretendem se aventurar, digo duas coisas, tenham calma e divirtam-se. E Àqueles que não leram absolutamente NADA do Tolkien... COMECEM A LER !!!!
Silmarillon é ótimo. É intenso. E é para poucos.
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 480
Por Flávio Carvalho
1 comentários
Eu estou há TEMPOS querendo ler esse livro, mas preciso admitir que tô com medo hahaha Tive dificuldades em ler LOTR, foi muuuito arrastado, demorei tempo demais para terminar, e dizem que Silmarillion é ainda pior... D:
ResponderExcluirEu pretendo ler, estou deveras curiosa, mas o medo de não dar conta ainda me pega de jeito hahaha
Mago e Vidro
| Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!