O #Do Fundo do Baú desta semana apresenta á vocês a série de livros 'As Aventuras de Sherlock Holmes', o detetive mais famoso do mundo. 

 O volume reúne os doze primeiros contos de Holmes, publicados originalmente entre julho de 1891 e junho de 1892 na revista britânica Strand Magazine. Entre estes estão as histórias mais conhecidas do mestre de Baker Street, como "A Liga dos Cabeças Vermelhas", "Escândalo na Boêmia" e "A banda malhada".

 Segue-se abaixo uma sinopse de cada conto:


          Escândalo na Boêmia:

 A aventura em que Holmes conhece Irene Adler, personagem que ele considera “a” mulher, por ser de perspicácia comparável a dele. Holmes é procurado pelo rei da Boêmia para resolver um caso de chantagem, já que estava prestes a se casar e anteriormente teve um caso com Irene, a qual guardava uma foto dos dois juntos e ameaçava mostra-la para a noiva do rei.
              A Liga dos Cabeças Vermelhas:

 É um caso inicialmente tido como cômico por Holmes e Watson, já que consiste em uma promessa de emprego onde Mr. Wilson, um senhor de cabeleira ruiva, é contratado para trabalhar na “Liga dos Cabeças Vermelhas”, por um salário altíssimo e cuja atribuição era copiar uma enciclopédia, em quatro horas de serviço. Após oito semanas trabalhando para a Liga, esta é dissolvida sem aviso prévio, fazendo com que Mr. Wilson procure Holmes por ter se sentido confuso sobre o que aconteceu com seu rentável emprego.
               Um Caso de Identidade:

 Holmes é procurado por uma jovem moça, Miss Mary Sutherland, para encontrar o rapaz, Mr. Hosmer Angel, de quem estava noiva e que sumiu inesperadamente menos de uma hora antes do casório.“Há perigo para o homem que tira o filhote do tigre, mas também há perigo para aquele que destrói a ilusão de uma mulher.”                 
     O Mistério do Vale Boscombe:
 É o primeiro caso de assassinato no livro, onde Homes é chamado para o Vale Boscombe, um distrito rural inglês, para investigar um caso no qual, a princípio, o filho matou o pai, Mr. McCarthy, que era um dos maiores proprietários de terra da região, juntamente com Mr. Turner. 
            
       As Cinco Sementes de Laranja:
  Uma tragédia que aconteceu à família Openshaw, diretamente ligada à Ku Klux Klan. Um homem recebe uma carta com cinco sementes de laranja, assinado com K.K.K. e com os dizeres: “Ponha os papéis no relógio de sol”. O mais interessante é o mistério com que o caso termina. Um caso terminado, porém não resolvido.
       
          O Homem da Boca Torta:
  Foi um caso peculiar de mal entendido, onde não houve crime algum, até mesmo um tanto quanto cômico, apesar de até meio triste. É difícil fazer uma “resenha” sobre esse caso, porque não há como explica-lo sem conta-lo totalmente.
         
            O Carbúnculo Azul:
  Foi delatado o roubo de um diamante, o provável acusado foi detido e submetido a júri, porém Holmes prova que a polícia estava errada.                  


           A Banda Malhada:

 É uma história muito interessante, e assustadora na verdade. Até Sherlock Holmes assustou-se. Helen Stoner acreditou por muito tempo que sua irmã morreu “susto”, porém as circunstâncias provarão o contrário.

       O Polegar do Engenheiro:

  Esta é uma das estórias sem conclusão, com certo mistério deixado ao final. Um engenheiro é contratado para ir a um local suspeito, durante a noite, para verificar uma máquina que estava quebrada, chegando lá, deparasse numa situação crítica, e tem de efetuar uma fuga, parando então na Baker Street.
            
       O Nobre Solteirão:

  Aqui também não se cometeu crime. Um figurão da cidade casa, e na ceia após o casamento sua esposa some. Procura Holmes para tentar encontrar o paradeiro de sua noiva. É, também, um tanto quanto cômica.

      O Diadema de Berilos:

  Outro figurão da alta sociedade deixa o Diadema de Berilos aos cuidados de um banqueiro, como garantia de um futuro pagamento. Porém, este banqueiro é assaltado durante a noite, e contrata Holmes para encontrar a metade do diadema roubado e quem praticou o crime.
            
      As Faias Acobreadas:

Uma “babá” que vai trabalhar em uma casa suspeita e consulta Holmes sobre a possibilidade de enfrentar perigo no local, mesmo estando com suspeitas, a aconselha a aceitar o emprego, e caso visse algo estranho, ela teria de lhe mandar um telegrama. Não dando outra, Holmes tem de resolver mais um caso de maldade.


   Sherlock Holmes foi um personagem criado pelo médico e escritor Arthur Conan Doyle, que nasceu em Edimburgo, Escócia, em 1859. Escreveu seu primeiro romance, Um Estudo em Vermelho, no qual o famoso detetive é apresentado ao mundo, em 1887, publicado pela revista Beeton's Christmas Annual. Após isso, continuou publicando contos e romances nas revistas StrandCollier's e Liberty, para então serem todas as histórias reunidas em livros. Se quiser saber mais sobre ele, leia aqui!
 
Romances e contos do autor:

Romances:

Um Estudo em Vermelho - publicado em 1887.O Signo dos Quatro - publicado em 1890.O Cão dos Baskervilles - publicado em 1902.O Vale do Terror - publicado em 1915.

Contos:
As Aventuras de Sherlock Holmes - série de 12 contos publicada em 1892.Memórias de Sherlock Holmes - série de 11 contos publicada em 1894.O Retorno de Sherlock Holmes - série de 13 contos publicada em 1905.O Último Adeus de Sherlock Holmes - série de 8 contos publicada em 1917.Os Arquivos de Sherlock Holmes - série de 12 contos publicada em 1927. 
  • Curiosidade: A frase “Elementar, meu caro Watson!” nunca foi dita em nenhum livro. Interessante não? 


Compre o livro: Saraiva - Estante Virtual Leitura - Submarino 
   [Fontes consultadas: GF]


Deixe um comentário