Como nem só de livros vive o ser humano -ou será que vive?-, resolvemos abrir uma coluna especialmente para séries, começando pela #Sherlock.
    Baseada nas palavras de Sir Arthur Conan-Doyle e co-criada por Mark Gatiss e Steven Moffat, a série Sherlock traz Benedict Cumberbatch estrelando um Sherlock Holmes 'nos dias de hoje.'
   Ao lado de Martin Freeman como John Watson, foi ao ar no verão britânico de 2010 e alcançou a marca de 8 milhões de espectadores.
Algumas histórias que inspiraram esta temporada: Um Estudo em Vermelho; O Signo dos Quatro; O Intérprete Grego; Os Cinco Caroços de Laranja; Os dançarinos.
Foram ao ar três episódios de 90 minutos na Inglaterra em 2010. A primeira temporada estreou no Brasil no dia 13 de Julho de 2012, sendo transmitida pela BBC HD às 20, nas sextas-feiras, com reprises aos sábados e domingos. Até agora, já foram ao ar três temporadas. Confira:
  • Primeira temporada: 
  "A  Mulher de Rosa/Estudo em Rosa" (A Study in Pink) - escrito por Steven Moffat e dirigido por Paul McGuigan. Co-estrelado por Rupert Graves como Inspetor Lestrade, Una Stubbs como Sra. Hudson, Louise Brealey como Molly Hooper, Vinete Robinson como Sally Donavan e Phil Davis como o taxista serial killer. Adaptação principal: Um Estudo em Vermelho.

 (O título foi traduzido pela Log On Multimídia como "A Mulher de Rosa", para o lançamento em DVD. A BBC HD trouxe ao posteriormente ao país com o título original de "Estudo em Rosa)

  "O Banqueiro Cego" (The Blind Banker) - escrito por Stephen Thompson e dirigido por Euros Lynn. Adaptação principal: O Ritual Musgrave (e mais 37 contos)

  "O Grande Jogo" (The Great Game) - escrito por Mark Gatiss e dirigido por Paul McGuigan. Co-estrelado por Andrew Scott, como Jim Moriarty. Adaptação principal: Os Planos de Bruce-Partington/O Tratado Naval 

 Curiosidades: O último caso que Sherlock resolve, no museu, foi retirado do roteiro escrito por Mark Gatiss para um episódio inteiro, caso a série não tivesse sido alterada pela BBC para 3 episódios de 90 minutos. "A resolução deste caso nesse episódio deixou Sherlock Holmes muito mais inteligente", diz Gatiss nos comentários do DVD. Mark Gatiss também disse que costumava nadar na Bristol South Swimming Pool.

  • Segunda temporada:
  As filmagens se iniciaram em 16 de Maio de 2011 e terminaram em 24 de Agosto de 2011. Estreou em 01 de Janeiro de 2012 no Reino Unido, dia 06 de Maio nos EUA e chegou ao Brasil no dia 06 de Junho, através do canal BBC HD, sendo transmitida às 20h das sextas-feiras e reprisada nos sábados e domingos

  A audiência chegou a 10 milhões de espectadores, sem contar as reprises, no Reino Unido e mais de 3 milhões de espectadores nos Estados Unidos, dobrando a expectativa da rede PBS, que transmite a série no país. Com o sucesso de Sherlock, a PBS resolveu entrar como produtora executiva da terceira temporada da série, cujas filmagens se iniciaram em Janeiro de 2013.
 A temporada conquistou alguns prêmios, incluindo 5 BAFTAs dos 7 aos que foi indicado.

  Histórias que inspiraram a segunda temporada: Um Escândalo na Boêmia; O Cão de Baskerville; A Pedra Azul; O Intérprete Grego (final); A Aventura do Cliente Ilustre; A Escola do Priorado; O Problema Final. O primeiro episódio, "Um Escândalo na Belgrávia", também foi  amplamente inspirado pelo filme dos anos 70, "A Vida Íntima de Sherlock Holmes".

 Durante esta segunda, John e Sherlock aprendem a conviver juntos, enquanto Sherlock passa por um processo de humanização, aprendendo a lidar com os próprios sentimentos. Os episódios são divididos em "Sherlock e o Amor", "Sherlock e o Medo" e "Sherlock e a Morte".
Os três episódios de 90 minutos são:

  "Um Escândalo na Belgrávia" (A Scandal in Belgravia) - escrito por Steven Moffat e dirigido por Paul McGuigan. Com a participação da atriz convidada Lara Pulver como Irene Adler (A Mulher). Adaptação principal: Escândalo na Boêmia/O Cliente Ilustre/ O filme A vida Íntima de Sherlock Holmes

  "Os Cães de Baskerville" (The Hounds of Baskerville) - escrito por Mark Gatiss e dirigido por Paul McGuigan. Com a participação de Russel Tovey como ator convidado, interpretando Henry Knight. Adaptação principal: O Cão dos Baskerville.


  "A Queda de Reichenbach" (The Reichenbach Fall) - escrito por Stephen Thompson e dirigido por Toby Haynes. Com a participação do vencedor do BAFTA 2012, Andrew Scott, como Jim Moriarty. Adaptação principal: O Problema Final.
  

  • Terceira temporada:
  Estreiou em 01 de janeiro de 2014 na BBC One (Reino Unido) e 19 de janeiro na PBS (EUA). 

  "The Empty Hearse" (O Carro Fúnebre Vazio) - escrito por Mark Gatiss e dirigido por Jeremy Lovering. Dois anos depois dos episódios devastadores de 'A Queda de Reichenbach', John parece ter seguido sua vida. Novos horizontes e um romance. Mas, com Londres sob ameaça de um ataque terrorista, Sherlock está prestes a levar John na lábia, encenando sua ressurreição com toda a teatralidade que o acompanha naturalmente. Se Sherlock pensa que tudo estará como ele deixou, ele terá uma grande surpresa...


  "The Sign of Three" (O Signo dos Três) - escrito por Steve Thompson e dirigido por Colm McCarthy. Sherlock enfrenta o seu maior desafio - fazer um discurso como Padrinho no casamento de John! Mas as coisas não são bem o que parecem. Um perigo mortal ronda a festa de recepção - e alguém pode não chegar até a primeira dança do casal. Sherlock deve agradecer às damas de honra, solucionar o caso e parar um assassino! 

  "His Last Vow (Seu Último Juramento)"escrito por Steven Moffat e dirigido por Nick Hurran. No último episódio dessa nova temporada, um incidente envolvendo cartas roubadas envolve Sherlock Holmes em um longo conflito com Charles Augustus Magnussen, o Napoleão da chantagem, e o único homem que ele realmente odeia.
Mas como você consegue atacar um adversário que sabe das falhas pessoais de todas as figuras importantes do mundo ocidental? 

  • Quarta temporada:
  O CultBox reuniu em uma só página todas as principais notícias sobre a 4ª temporada da série. Clique aqui para saber mais sobre o que irá acontecer. 
  •  Episódio Piloto:
   Gravado em 2008, o episódio piloto de Sherlock, na verdade, seria o primeiro episódio de uma série de quatro episódios. Com 60 minutos de duração, o piloto mostra o encontro entre Sherlock Holmes e o dr. John Watson e traz o primeiro caso do detetive, "Um estudo em Vermelho". O curioso é que aqui temos um Sherlock Holmes não apenas menos estiloso, como também mais amável e simpático - provavelmente por algum erro de direção de Coky Giedroyc, que para a versão aprovada pela BBC, foi substituída por Paul McGuigan. Leia mais!
   
   O que acharam? Vale ou não a pena assistir? :)

                                                                                  -Fonte consultada: Sherlock Brasil

       



Deixe um comentário