Livros! Grande parte dos leitores, se não todos, costuma visitar muito as bibliotecas de seu bairro e da sua cidade, e alguns até já enjoaram do tamanho do acervo (ás vezes muito pequeno ou incompleto). Agora já pensou visitar as maiores bibliotecas do mundo? Fizemos um ranking para você que ama bibliotecas e gostaria de viajar o mundo. Confere ai!



1- Inaugurada em 24 de abril de 1800, a Biblioteca do Congresso (Library of Congresspossui mais de 155 milhões de obras, incluindo materiais em 470 idiomas, sendo a maior biblioteca do mundo em espaço de armazenagem e número de livros.

Acervo155 milhões de obras
Localização: Washington, D.C. - EUA





2- A Biblioteca Britânica (British Library) é a Biblioteca Nacional do Reino Unido. Atualmente, o seu acervo possui aproximadamente 150 milhões de itens. O espaço para a leitura possui capacidade para mil e duzentos leitores.

Acervo150 milhões de obras
Localização: Londres - Reino Unido





3- Biblioteca Pública de Nova Iorque (New York Public Library) é uma biblioteca pública, considerada uma das principais bibliotecas do mundo e está entre as mais significantes dos Estados Unidos da America.

Acervo: 53.1 milhões de obras
Localização: ManhattanNova YorkEUA.





4- A Biblioteca do Estado Russo é a maior biblioteca da Rússia, com mais de 275 km de prateleiras que abrigam todos os milhões de itens (entre eles, mais de 13 milhões de diários e livros em 247 idiomas) e 44.4 milhões de exemplares. Entre 1922 e 1991, pelo menos uma edição de todos os livros publicados na URSS era depositada no acervo da Biblioteca do Estado Russo.

Acervo: 44.4 milhões de obras
Localização: Moscou - Rússia 





5- A Biblioteca Nacional da Rússia (National Library of Russia), possui um grande acervo original de documentos em russo e em línguas estrangeiras. Foi formada a partir da Biblioteca Pública Imperial, fundada em 1795 por Catarina, a Grande.

Acervo: 36.5 milhões de obras
Localização:  São Petersburgo - Rússia





6- Biblioteca Nacional da Dieta (National Diet Library) foi fundada em 1948 para ajudar os membros da Dieta do JapãoEsta biblioteca é a única nacional do Japão. 

Acervo: 35.6 milhões de obras
Localização: Tóquio - Japão




7- Biblioteca Nacional da China (National Library of China), é a maior biblioteca da Ásia e possui o maior e mais rico acervo em todo o mundo da literatura chinesa e documentos históricos.

Acervo: 31.2 milhõede obras
Localização: Pequim



8- Biblioteca Nacional de França (Bibliothèque nationale de France) é a Biblioteca nacional da França, destinada a ser o repositório de tudo o que é publicado na França.

Acervo: 31 milhõede obras
Localização: Paris





9- A Biblioteca Real da Dinamarca foi fundada como biblioteca universitária, em 1482, e como biblioteca nacional em 1648. Seu acervo conta com 30.2 milhões de exemplares.

Acervo: 30.2 milhõede obras
Localização: Copenhagen -  Dinamarca





10- A Biblioteca da Academia Russa de Ciências (Library of the Russian Academy of Sciences) já é a terceira na lista de "maiores do mundo" e conta com um acervo de 26.5 milhões de exemplares. É aberta a funcionários das instituições da Academia Russa de Ciências e a cidadãos com ensino superior. Foi fundada em 1714 e em 1988 sobreviveu a um incêndio que destruiu uma parte considerável do acervo.

Acervo: 26.5 milhõede obras
Localização:  São Petesburgo - Rússia






                           


11- Biblioteca Nacional da Alemanha: O acervo é dividido entre três sedes, Leipzig, Frankfurt, e Berlim, e tem em seu inventário reunido cerca de 24 Milhões de itens.

Acervo: 24 Milhões de obras
Localização: Leipzig / Frankfurt / Berlim - Alemanha




 12- Biblioteca Nacional do Canadá: Em seu acervo já constam mais de 1 Petabyte em arquivos digitais, e 20 milhões de livros;

Acervo:  20 Milhões de obras
Localização:  Ontário - Canadá





13- Biblioteca da Universidade de Harvard: Estabelecida desde 1638 compreende cerca de 90 bibliotecas, com um total de 16 Milhões de volumes.

Acervo: 16 Milhões de obras
Localização: Cambridge - EUA











14- Biblioteca Nacional da Ucrânia - VernadskyLocalizada na capital do país, Kiev, a biblioteca conta com mais de 13 milhões de livros e é o principal centro de estudos acadêmicos e científicos da Ucrânia.

Acervo: 13 Milhões de obras
Localização: Kiev - Ucrânia





 Informações: a lista foi totalmente feita por nós. No entanto, algumas informações a respeito dos locais foram retiradas desse site. As imagens não de nossa autoria, portanto, créditos á seus donos.






4 Comentários

  1. Ai meu Deus, imagina eu numa British Library da vida... :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito não? Vou começar a juntar dinheiro para o hospital quando sair de uma dessa haha.
      Volte sempre, Mari ♥

      Excluir
  2. A primeira foi a que mais me chamou a atenção, muito linda. E a da China parece uma fábrica :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira é a mais linda mesmo ♥ E sim, a 'Biblioteca Nacional da China' parece uma fábrica hahaha
      Volte sempre, Gabriela :) !

      Excluir