Destrua este diário, Termine este livro, Listografia... Provavelmente, você já ouviu falar em nesses livros, ou, pelo menos, em algum do gênero. Os chamados livros interativos são a "moda" do momento, introduzindo (literalmente) o leitor em seus mundos, estimulando a criatividade e paciência de cada um. 
 Alguns, como Floresta Encantada e Jardim Secreto, servem como "antiestresse" natural, outros, como Diário da Seleção, lhe introduzem em um mundo já conhecido, transformando o leitor em um príncipe (ou princesa).

 Cada um desses livros foi feito para tocar as pessoas e, a seu modo, todos cumprem sua missão.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


entrandonumafria
 Destrua Este Diário - Provavelmente, este é o mais conhecido. Agora com duas capas diferentes, Keri Smith, ilustradora e artista canadense, inventou um tipo diferente de diário, que exige do usuário uma interação mais lúdica e inusitada. Com a proposta de estimular a criatividade e questionar convenções sobre a forma como lidamos com os objetos, Destrua este diário nos convida a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. 

Quero comprar: saraiva

cantodosclassicos


Termine Este Livro - Keri Smith, autora de Destrua este diário, estava passeando por um parque quando encontrou um livro de conteúdo profundamente misterioso. As páginas, soltas e embaralhadas pelo vento, pareciam incompletas, e a capa, quase ilegível, exibia as palavras “Manual de instruções”. Diante desse material curioso, ela decidiu transferir para outra pessoa o desafio de decifrar o que há por trás dessa história estranha. E é você, leitor, quem tem a missão de completar o conteúdo da obra desconhecida. Mas não se preocupe: Smith jamais o deixaria desamparado. Antes de revelar os segredos desse estranho manual, você precisa passar por um treinamento intensivo nas artes da espionagem e da investigação. Aprenda a decodificar mensagens criptografadas, reconhecer padrões ocultos no ambiente e usar a criatividade para dar a objetos comuns utilidades extraordinárias. Mais que um meio de estimular a imaginação, “Termine Este Livro” é uma reflexão delicada sobre a interação entre o leitor e a obra e como os livros se entrelaçam com nossas vidas.

Quero comprar: saraiva

Blog Sem Spoiler


 1 página de cada vez - Leitores de 'Destrua este Diário' irão adorar este livro. “Pense em alguma coisa que deixa você inseguro e escreva o que é em letras enormes. Use o espaço todo! Olhe bem para o que você escreveu. Agora vire a página.” No seu primeiro livro, o artista gráfico americano Adam J. Kurtz usa provocações divertidas como esta para fazer o leitor refletir sobre sua vida ao mesmo tempo em que testa a própria criatividade. Como o título diz, cada página traz uma brincadeira diferente. Pode ser uma pergunta, uma sugestão de desenho ou um pedido para que você crie uma lista de músicas para seu amor verdadeiro ou das melhores fatias de pizza que comeu na vida. O autor também pede para o leitor colar objetos inusitados nas páginas do livro e compartilhar nas redes sociais algumas das anotações feitas nele. Uma maneira espirituosa e lúdica de buscar o autoconhecimento.

Quero comprar: saraiva



Minha vida dava um livro (de Guilherme Cepeda e Larissa Azevedo) - Ei, aqui! Isso mesmo, estou falando com você. Você que anda pela livraria e muitas vezes perde a noção do tempo. Você, que distraidamente passa os olhos por pilhas de livros e lombadas coloridas e sempre compra mais edições do que pode ler no espaço de uma vida. Você, que agora parou para analisar esta capa entre tantas outras. Este livro é para você.

Quero comprar: saraiva


nuwem
Listografia (de Rogério Durst e Nathanie Russell)Neste livro, o leitor vai rememorar episódios engraçados da própria vida, filmes e livros interessantes, pessoas que conheceu e muito mais. Com diversas perguntas bem-humoradas e ilustrações bastante divertidas, Listografia o incentivará a colocar no papel pedaços de sua história pessoal. Ao final, Lisa convida o leitor a soltar sua imaginação e inventar suas próprias listas personalizadas. 

Quero comprar: saraiva

anacaroamaral


 Jardim Secreto (de Johanna Basford) - As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida. Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas. Complete os espaços em branco, escolha suas cores preferidas, faça seus próprios esboços e crie um universo deslumbrante onde não há lugar para o estresse. “Jardim Secreto” é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós.

Quero comprar: saraiva

purebreak

Floresta Encantada - Neste livro, Johanna Basford convida o leitor a embarcar numa viagem ao coração de uma floresta encantada.

Enquanto colore os desenhos de flores, casas na árvore, animais e objetos mágicos, seu desafio é encontrar os nove símbolos especiais ocultos ao longo destas páginas. Eles destravam o portão do castelo, revelando seus mistérios. O que será que ele guarda?

Traga à tona o artista que existe em você e divirta-se em uma jornada através desse universo deslumbrante.

Quero comprar: saraiva


theskinnyconfidential

 ONE LINE A DAY (Em inglês) - Ao invés de responder perguntas, você tem um espaço de cinco linhas para preencher como quiser: o que aconteceu de marcante no seu dia, coisas para agradecer, se está triste ou feliz. Esse livro é um excelente “guardador” de memórias e te permite revisitar e manter registro dos pensamentos e acontecimentos do seu dia a dia.

Dica: Existe a versão para Mães pensada para quem quer registrar os momentos preciosos da vida do bebê ou da criança.

Quero comprar: cultura

shopage

642 THINGS TO WRITE JOURNAL -  Tá, daí você decidiu que seria uma boa ideia treinar para melhorar suas habilidades de escrita… mas cadê inspiração? Sobre o que você você vai escrever? O livro 642 coisas para escrever (em tradução livre) te ajuda justamente nisso! Os exercícios vão desde escrever seu obituário até uma carta de amor para uma pessoa que você não gosta… os assuntos prometem instigar! É garantia de treino e inspiração.

Dica: Desse livro derivaram os também elogiados Mais 712 coisas para escrever, 642 coisas para desenhar e 712 outras coisas para desenhar.

Quero comprar: cultura


daninhafarias

Diário da Seleção - Baseado na série best-seller de Kiera Cass, este diário traz uma atividade para cada dia do ano. Com design especial, o livro propõe que as fãs reflitam sobre o universo da série, escrevam sobre si mesmas, imaginem o que fariam caso fossem rainhas, criem desenhos, façam colagens, elaborem listas… e depois compartilhem tudo com as amigas!

Quero comprar: saraiva


brendaavilaa


O Livro do Bem -  Este é um livro diferente, porque é sobre alguém muito especial: você. É um espaço para você fazer coisas que vão colocar um sorriso no seu rosto e deixar sua vida mais alegre e feliz. São pequenas e grandes atitudes que vão lembrar você que tudo sempre pode ser melhor e mais divertido se a gente der uma chance, e que cada segundo da vida vale a pena até quando a gente tende a não a acreditar muito.

 Cada minuto que você dedicar a estas páginas farão com que este livro se torne mais completo e mais seu. Então vem! E fica aqui um convite: fotografe e publique tudo o que você fizer no seu Livro do Bem nas redes sociais com tag #livrodobem. Porque o que é do BEM merece ser compartilhado!

Quero comprar: saraiva

produto.mercadolivre

Caderno de rabiscos para adultos que querem chutar o balde - Este livro é de Claire Fay e propõe atividades para diminuir o estresse ou o tédio da vida. O intuito da autora foi dar um olhar crítico e bem-humarado às obrigações sociais que temos que viver todo santo dia e já estamos de saco cheio e com vontade de jogar tudo para o alto. O livro vendeu muito bem no Brasil e encontra-se no momento com suas edições esgotadas nas grandes livrarias. No entanto, ainda há um lugar onde você possa comprá-lo...

Quero comprar: R$12,50.


 Construa Seu Diário - O Livro “Construa seu Diário”, tem como proposta um perfil diferente sobre o diário e seus relatos, cada página será uma surpresa para você preencher, se surpreenda com uma nova experiência e aceite nosso convite para viajar e libertar sua criatividade.

 Quero comprar: saraiva

PastelBunBun

Isso não é um livro - Nessa proposta única nos somos levados a pensar na função de um Livro, Keri Smith oferece um guia ilustrado que instiga os leitores a examinar de forma criativa todas as formas diferentes em que This Is Not a Book pode ser usado. Com propostas intrigantes, leitores vão descobrir que oLivro pode ser:

Uma mensagem secreta – Rasgue uma página, escreva nela um bilhete para um estranho e deixe em um local público.

Um sistema de gravação – Peça para que todos que você entrou em contato hoje escrevam seus nomes no livro.

Um Instrumento – Crie quantos sons você conseguir usando o livro, como passar as páginas rápido ou bater na capa.

This is Not a Book vai levar os leitores a definirem tudo o que um Livro pode ser perguntado, “Se isso não é um livro, o que é então?” – Com um caleidoscópio de possibilidades e respostas

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E você, já leu/está lendo algum desses? Mande sua foto para nós! 



~ ~ ~ ~ ~ ♪♫ ~ ~ ~ ~ ~ 

Siga o Você é tão Livro por ai:


 | 
Por Flávia Bergamin


Um Comentário

  1. Olá!

    Adoro esses tipos de livros, pois, acho muito interessante a dinâmica que eles apresentam.
    Até o momento só tenho o 'Destrua esse diário', mas, com certeza irei comprar o 'Jardim Secreto' e outros mostrados na matéria, que por sinal está muito boa!

    Abraços :)

    ResponderExcluir