O Silmarillion, relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os grandes eventos narrados em O Senhor dos Anéis. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas. 


 O Silmarillon é uma obra com a união de lendas escritas por Tolkien ao longo de sua vida, e só foi divulgada quatro anos após o óbito de seu autor. Também é a obra mais antiga de Tolkien, que começou a escrevê-la em 1917, em seus rascunhos feitos à lápis. 

 É dividido em cinco partes que, na língua élfica, se chamam: AINULINDALË (A Música dos Ainur), VALAQUENTA (Relato dos Valar), QUENTA SILMARILLON (A História de Silmarils), AKALLABÊTH (A Queda de Númenor) e o quinto que está mais para um pós-final, DOS ANÉIS DE PODER E DA TERCEIRA ERA.


 Se me é permitido, Silmarillon é a bíblia do mundo criando por Tolkien. Nele contém todos os fatos necessários que nos fazem entender a idade média como ela é hoje. E é de suma importância compreender por total aquilo que Tolkien escreveu, pois os textos em Silmarillon, são ainda as criações que deram base para ele escrever O Senhor dos Anéis e O Hobbit.

 
 Quanto à leitura do livro, sinceramente... pode ser meio árdua. Silmarillon, é um livro para ser apreciado, lido lentamente e sem pressa. Pois ele é sistemático e complexo, e para decifra-lo completamente é preciso que se pare muitas vezes a fim de analisar os mapas e os fluxogramas que o acompanham. E caso você quiser lê-lo com toda a criatividade nele contido, você deve, antes de tudo, aprender as pronúncias da fala élfica, já que durante todo o livro, o idioma é e será devidamente usado. Àqueles que pretendem se aventurar, digo duas coisas, tenham calma e divirtam-se. E Àqueles que não leram absolutamente NADA do Tolkien... COMECEM A LER !!!!

Silmarillon é ótimo. É intenso. E é para poucos.



Título: O Silmarillon

Autor: J. R. R. Tolkien

Editora: WMF Martins Fontes

Páginas: 480 

Encontre por aí! SubmarinoAmazon


Por Flávio Carvalho


Um Comentário

  1. Eu estou há TEMPOS querendo ler esse livro, mas preciso admitir que tô com medo hahaha Tive dificuldades em ler LOTR, foi muuuito arrastado, demorei tempo demais para terminar, e dizem que Silmarillion é ainda pior... D:
    Eu pretendo ler, estou deveras curiosa, mas o medo de não dar conta ainda me pega de jeito hahaha

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir