Resenha: Distopia, de Kate Willians

11.2.16



 Sinopse: Em uma sociedade governada por militantes, com um sistema incorruptível, as crianças são isoladas no regimento militar aos sete anos de idade e treinadas para serem soldados. Lá, eles aprendem da forma mais cruel a atirar e a matar, perdendo muito cedo a sua inocência. Depois da Grande Guerra, o mundo passou a ser dividido entre governantes e governados e cada um tem as suas dores, suas mágoas e limitações. E o que nos resta saber é: de qual lado você está? Porque no final das contas, não estamos vestidos para lutar... Assim como nunca estaremos vestidos para morrer...

 Após a Grande Guerra de 2016, a sociedade é dividida em Norte, Sul, Leste e Oeste, tendo coronéis como líderes de cada uma delas. Essa foi a medida de paz encontrada para prevenir novos conflitos. 

 A trama é narrada por Laura e Thiago, duas crianças de mundos diferentes. Laura é uma Governante, mora do lado lindo do país e é filha do Coronel, autoridade máxima da região. Thiago é um Governado que fora retirado de seus pais para servir ao Regimento. Todas as crianças são levadas para uma base a fim de serem treinadas para se tornarem soldados. Elas aprendem a matar logo cedo. A narrativa, além de ser alternada entre os dois personagens, é dividida entre o presente e um relato do passado chamado Interlúdio.

 Pelo fato da história ser narrada por dois personagens diferentes, temos uma visão completa do atual mundo. Sabemos sobre os Governados, o sofrimento que as crianças passam com os Soldados e o que acontece fora dali, onde tudo é comandado. Conseguimos sentir o que os pequenos Soldados sofrem dentro do Regimento e o que se passa dentro da cabeça de crianças que têm sua liberdade roubada e como o regime é duro ao obrigar os filhos dos grandes líderes a fazerem o que não querem. 

- Mas confio que deu o melhor de si e fará novamente. Não se preocupe em vencer, apenas faça o melhor que puder.

 Distopia apresenta uma linguagem inocente, por se tratar de crianças, e também bruta, por nos mostrar tudo o que elas passam. Afinal um governo que transforma crianças em soldados não é pouca coisa! Vemos que às vezes nem sempre as medidas que tomamos são as melhores. Os personagens são bem explorados, de modo que conhecemos não só os narradores, mas sim todos que fazem parte. O Regime é muito bem construído, sem falhas, mostrando que nem todos lá dentro concordam e desejam fazer parte dele assim como muitos ficaram cegos perante tudo. Em um governo um tanto machista/autoritário, temos uma Laura decidida em fazer a diferença e mostrar que mesmo sendo garota tem o direito de lutar pelo que quer. #FightLikeAGirl 

 O livro é repleto de ação, aventura e um pouco de romance. Como crianças, para eles é difícil entender o que sentem e conviver com isso, mas isso não significa que eles não sintam ou não esperem algo melhor do mundo. Presenciamos sacrifícios, pessoas fortes lutando para melhorar o sistema, amizades que não irão morrer facilmente e um amor que ultrapassa barreiras do sistema. É muito bem escrito, deixando o leitor ansioso pelo próximo capitulo, pela próxima ação de cada personagem.

[...] não podemos mudar quem somos, apenas o modo como lidamos com isso.

Distopia é um livro digno de se tornar best-seller!


Título: Distopia
 
Autor(a): Kate Willians

Editora: Arwen

Páginas: 318

Encontre por aí! Site da editora




Por Flávia Bergamin

You Might Also Like

4 comentários

  1. Que resenha mais linda, meu coração encheu de alegria! Muito obrigada pelo carinho, vocês são demais, adorei a resenha, adorei, adorei! Obrigada por fazerem meu dia mais bonito. Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kate ♥
      Ai que lindo!!
      Obrigada você por ter vindo comentar e dizer que gostou da nossa resenha <3

      Excluir
  2. Acho que já havia visto sobre esse livro em outro lugar, e eu curti muito a ideia! O nome é bem literal, e isso me chamou atenção - além da capa bonita, hahaha
    Curto muito literatura do gênero, é bem provável que eu leia. :)

    http://magoevidro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tisa! :)
      Confesso que me interessei pelo livro por causa do nome haha
      Ele é muito bom, super recomendado <3

      Excluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images