Imagine mexer naquela gaveta toda bagunçada do seu quarto e acabar descobrindo um tesouro literário de um século. Foi mais ou menos isso que aconteceu com o historiador Walter Elliot, morador da cidade de Selkirk, na Escócia: ao dar uma passeada pelo sótão de sua casa, ele encontrou um conto inédito de Sherlock Holmes, esquecido há 111 anos.


Sherlock Holmes, em ilustração de Sidney Paget (Imagem: Wikimedia Commons)


O conto foi escrito em 1904 por Sir Arthur Conan Doyle, com o título de “Sherlock Holmes: Discovering the Border Burghs and, by deduction, the Brig Bazaar” (“Sherlock Holmes: Descobrindo o Border Burghs, e, por dedução, o Brig Bazaar”, em tradução livre), e está dentro de um pequeno livro de 48 páginas que reúne uma série de histórias curtas escritos por moradores de Selkirk. Elliot afirma não se lembrar de ter comprado o livro, e imagina que deve tê-lo ganhado, há mais de 50 anos atrás. “Eu não tenho ideia se sequer foi publicado, nem sei quantos exemplares foram feitos e vendidos”, disse.


Sherlock e Watson, em ilustração de Sidney Paget (Imagem: Wikimedia Commons)

 O pequeno livro contendo os contos foi realizado como parte de um evento, que buscava arrecadar fundos para a reconstrução de uma ponte de madeira destruída em Selkirk, em uma enchente que aconteceu em 1902. Sir Conan Doyle costumava visitar a cidade, e decidiu contribuir com a arrecadação.

 O livro com o conto de Sherlock Holmes se tornou parte do acervo do museu local. É o primeiro texto inédito do personagem a ser encontrado em mais de 80 anos.

 Para quem gosta das histórias do detetive mais famoso do mundo, o jornal The Telegraphdisponibilizou, online, o conto na íntegra. Se você for bom em inglês, não deixe de conferir aqui!

 No entanto, especialistas dizem que "pode ser uma fraude", já que não possui assinatura de Conan Doyle.

Por Flávia Bergamin


3 Comentários

  1. Ahhh que notícia bombástica heim?! hahhaa Amei amei, ahhh ta lindo o blog!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Veremos se é uma fraude pela forma genial de sua escrita ou a falta dela! :)

    ResponderExcluir
  3. Como amante das histórias sobre Sherlock Holmes só posso torcer para ser verdade! Hahaha.Amei seu blog, conteúdo ótimo! Se puder dar uma olhada no meu ficarei muito feliz! Blog | Facebook

    ResponderExcluir