Após diversos pedidos, hoje iremos falar sobre mais uma diva da literatura: J. K. Rowling. Gosta de Harry Potter? Essa matéria é especial para você!



☞ Biografia



 Joanne Kathleen Rowling, pode chamá-la de Jo, nasceu em 31 julho de 1965, Inglaterra. Passou a infância em Chepstow, estudando na Wyedean Comprehensive.

 Estudou na Exeter University, onde conseguiu um diploma de Francês e Línguas Clássicas; seu curso incluiu um ano em Paris. Após isso, ela se mudou para Londres e trabalhou como pesquisadora da Anistia Internacional, e outros empregos. A série Harry Potter começou a ser escrita durante uma viagem de trem, que atrasou, entre Manchester e King’s Cross, em Londres. Durante os cinco anos seguintes, começou a escrever o primeiro, já pensando nos próximos.

 Mudou-se para o norte de Portugal, onde foi professora de inglês como língua estrangeira. Ela casou-se em outubro de 1992 e teve uma filha em 1993. Quando o casamento acabou, Jessica e ela retornaram ao Reino Unido para morar em Edimburgo, onde concluiu o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal. Após muito trabalho, o livro foi publicado pela Bloomsbury Children’s Books, em junho de 1997. O "K", de Kathleen, nome de sua avó paterna, foi acrescentado a pedido de seu editor, Barry Cunningham, que pensou que o nome de uma mulher não seria atrativo para o público-alvo de jovens garotos -o que é um fato interessante.


 "Eu não tinha uma caneta que funcionasse, mas eu acho que isso provavelmente foi uma coisa boa. Simplesmente fiquei sentada pensando por quatro horas, enquanto todos os detalhes borbulhavam em meu cérebro e esse menino magricela, com cabelos pretos, de óculos que não sabia que era um bruxo foi se tornando cada vez mais real para mim."

 O segundo título da série, Harry Potter e a Câmara Secreta, foi publicado em julho de 1998 e chegou a ser o livro mais vendido por um mês após a sua publicação. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi publicado no dia 8 de julho de 1999, atingindo aclamação mundial, e passou quatro semanas como o mais vendido entre os livros adultos no Reino Unido.

 O quarto livro da série, Harry Potter e o Cálice de Fogo foi publicado em 8 de julho de 2000 com primeira tiragem recorde de um milhão de cópias para o Reino Unido. Ele rapidamente quebrou todos os recordes de maior número de livros vendidos no primeiro dia de publicação no Reino Unido.


 Harry Potter e a Ordem da Fênix foi publicado na Grã-Bretanha, nos EUA, no Canadá e na Austrália em 21 de junho de 2003 e quebrou os recordes de Harry Potter e o Cálice de Fogo como o livro mais rapidamente vendido da história. Harry Potter e o Enigma do Príncipe foi publicado no Reino Unido, nos EUA e em outros países de língua inglesa no dia 16 de julho de 2005 e também quebrou recordes de vendas.

O sétimo e último livro da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte, foi publicado no Reino Unido, nos EUA e em outros países de língua inglesa em 2007.

J.K. Rowling também escreveu livros da biblioteca de Hogwarts: “Animais fantásticos e onde habitam”, “Quadribol através dos séculos” e “Os Contos de Beedle, o Bardo”. 

Além de ter sido nomeada com a OBE (Ordem do Império Britânico) por serviços à literatura infantil, Rowling recebeu diversos prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Príncipe das Astúrias para a Concórdia, a Legião da Honra da França, o Prêmio de Literatura Hans Christian Andersen e fez discursos de formatura na Universidade de Harvard, nos EUA. Ela apoia um grande número de causas beneficentes como Lumos, Anne Rowling Regenerative Neurology Clinic, Gingerbread, Volant e outros. 

Em 2012, J.K. Rowling retornou publicando seu primeiro romance para adultos, Morte Súbita (Editora Nova Fronteira), agora disponível em 44 línguas. Também escreveu O Chamado do Cuco (Editora Rocco), seu primeiro romance policial com o pseudônimo de Robert Galbraith.

 Atualmente, Jo está escrevendo o roteiro da adaptação de Animais Fantásticos e Onde Habitam (18 de novembro de 2016). Querem mais? Além de escritora, apoia causas/instituições e é roteirista! Essa mulher arrasa!

J.K. Rowling mora em Edimburgo com o marido e três filhos.


☞ Curiosidades:


1. Quando casada com Jorge Arantes, Rowling sofreu violência domestica.

2. Casou-se com um homem que fugiu logo que soube que ela estava grávida. Desempregada e em péssima situação financeira, sobrevivia com seguro-desemprego. Quando a filha nasceu, como sua casa não tinha sistema de aquecimento, ela punha o bebê num carrinho e ia para um café próximo.

3. Inúmeras editoras recusaram seus originais, por serem grandes demais para crianças. Quando a Bloomsbury aceitou, pagou um pequeno adiantamento dos direitos autorais. Niguel Newton, diretor da editora, diz que Rowling teve sorte, pois eles sequer editam livros infantis. Mas como o original estava no alto da pilha, ele leu, adorou e resolveu publicar.

4. Rowling esteve presente em toda a elaboração do roteiro do primeiro filme, ao lado do diretor Chris Columbus. Determinou qual seria a textura das cortinas, a cor do sangue do dragão e até desenhou um mapa do castelo de Hogwarts. No entanto, raramente aparecia no set de filmagem.

5. Quando tinha 8 anos, J. K. Rowling brincava com Ian e Vikki Potter, seus vizinhos. Eles gostavam de se vestir de bruxos e fazer feitiços de mentirinha. Não é à toa que acabaram dando o sobrenome a Harry. O personagem Rony foi baseado em Sean, um amigo da escritora que tinha um Ford Anglia, carro de destaque no segundo livro da série. Já Hermione é uma espécie de alter-ego da autora, embora ela não fosse boa aluna.

6. A primeira leitura de Harry Potter e a Pedra Filosofal em uma livraria foi um fiasco. Apareceu tão pouca gente que os funcionários tiveram pena de Rowling e ficaram escutando a história também. J.K. tremia tanto que acabava se perdendo no texto.

7. Embora J.K. tenha inventado a maioria dos nomes do universo de Harry Potter, pesquisou alguns no passado: quando tinha 9 anos, sua família se mudou para uma casa perto de um cemitério, que acabou sendo fonte de vários nomes. Dumbledore era o termo usado no inglês antigo para a mamangava, uma planta da família das leguminosas. Snape, como o professor de poções é conhecido, é o nome de um lugar na Inglaterra.

8. Antes de se tornar uma celebridade, J.K. já tinha trabalhado como professora-assistente, pesquisadora da organização de direitos humanos da Anistia Internacional e até secretária bilíngüe. Ela estudou francês e línguas clássicas na Universidade de Exeter, na Inglaterra. O latim que aprendeu lá foi extremamente útil para criar as palavras mágicas e feitiços dos livros.

9. Os pais de J.K., Peter John Rowling e Anne Volant, conheceram-se na King’s Cross Station, a estação na qual Harry Potter tem de achar a plataforma 9 e 3/4.

10. Em 2004, ela entrou pela primeira vez na lista das pessoas mais ricas do mundo, publicada pela revista norte-americana Forbes.

[Via: +]


☞ Obras

  1. Harry Potter e a Pedra Filosofal Fantasia
  2. Harry Potter e a Câmara Secreta
  3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
  4. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  5. Animais Fantásticos e Onde Habitam
  6. Quadribol Através dos Séculos
  7. Harry Potter e a Ordem da Fênix
  8. Harry Potter e o Enigma do Príncipe
  9. Harry Potter e as Relíquias da Morte
  10. Os Contos de Beedle, O Bardo
  11. Morte Súbita 
  12. O Chamado do Cuco
  13. The Silkworm
Informações: J.K.Rowling.com 






Um Comentário

  1. O que falar da mulher que me trouxe para o mundo literário? que me mostrou os mundos dos mundos! Sem palavras para ela e sua obra!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir