Como estréia antiga desta semana, um dos filmes sobre um dos fatos históricos do qual sou apaixonada, O Menino de Pijama Listrado.

O filme conta a estória de Luca, um garoto alemão de sangue puro e Shmuel um garoto judeu. 
O filme se passa entre 1934-1945 que é quando o nazismo veio realmente a tona e quando ele teve o seu fim. 

Tudo começa quando o pai de Luca, um tenente de alta patente do exército alemão é convidado a exercer um novo cargo (porém não mencionado no começo do filme) e assim a família de Luca, ele, seu pai, sua mãe e irmã se mudam de Berlin para um lugar (ainda desconhecido pelo garoto). Luca, como toda criança ainda não entende o fato histórico pelo qual sua pátria esta passando e de inicio ele detesta ter que se mudar e deixar os amigos, principalmente porque neste novo lugar (que no livro ele chama de Haja-Vista, uma maneira errada de se pronunciar Auschwitz por uma criança),não tem outras crianças, assim o garoto se vê sozinho. 

Logo Luca começa a notar diversas coisas estranhas em sua nova rotina, como por exemplo o fato de seu criado Pavel só andar de pijamas e de ter "escolhido" trocar sua profissão de médico para criado. Pouco depois da janela do quarto ele descobre que não tão longe de sua casa há uma fazenda onde todas as pessoas usam pijamas como Pavel, não contido por sua curiosidade Luca vai até a fazenda e é ai que ele encontra Shmuel, um garoto de 11 anos de idade assim como ele. 

Várias coisas se passam pela cabeça do garoto por que aqueles fazendeiros usam pijamas o dia inteiro?" Por que Shmuel tem que ficar preso brincando na fazenda enquanto fico aqui sozinho?" 

Junto com essas acontecimentos Luca e sua irmã mais velha começam a ter aulas particulares em casa, aulas baseadas no livro e na doutrina nazista de Adolf Hitler, e sem tardar, Lucas descobre que ele e Shmuel devem se odiar, devem ser inimigos e não amigos. Nada disso faz sentido na cabeça de uma criança, e mesmo tentando a se adaptar a doutrina alemã nazista, Luca deixa seu coração e razão falarem por si só e cultiva a amizade com o judeu "um judeu bonzinho". 

De todos os filmes que relatam o nazismo, este em particular tem seu próprio brilho e trama, pois nunca até então haviam retratado o regime aos olhos de uma criança, sim, as crianças ainda continuavam puras e são puras pelos seres perfeitos que são, o homem a leva para o mal caminho e o filme só mostra o quanto não só Luca, mas como também outros alemães eram contra o seu próprio regime ou até protegiam familiares que eram contra, o filme mostra que a amizade supera qualquer barreira imposta pela sociedade.






FICHA TÉCNICA - O MENINO DE PIJAMA LISTRADO

  • Título Original: The Boy in the Striped Pyjamas
  • País de Origem: Reino Unido / EUA
  • Gênero: Drama
  • Duração: 94 Minutos
  • Ano de Lançamento: 2008



3 Comentários

  1. Já chorei com o filme, imagina com o livro :(

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem mais intenso e explicativo do que o filme, e tem um final mais dramático também, vale muito a pena ler!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir