Como hoje estreia mais um filme de Jogos Vorazes (sim galera, hoje estreia A Esperança - Parte 1), resolvemos falar de Suzanne Collins, a criadora desse mundo! Vem conosco?


☞ Biografia


 Suzanne Collins nasceu em 10 de agosto de 1962, em Hartford, Connecticut, EUA. É filha de um oficial da Força Aérea americana e vive em Connecticut com o marido e dois filhos. Recebeu um mestrado em Escrita Dramática pela New York University.


 Em 1991, Suzanne Collins começou sua carreira de escritora profissional para televisão infantil. Ela trabalhou nas equipes de vários shows da Nickelodeon, incluindo o hit indicado ao Emmy Clarissa Sabe Tudo e The Mystery Files of Shelby Woo. Para os espectadores de pré-escola, ela escreveu várias histórias para o 'Pequeno Urso', indicado ao Emmy e Oswald. Ela também co-escreveu o especial de Natal, Santa, Baby! com seu amigo, Peter Bakalian, que foi indicado para o prêmio WGA em Animação. Enquanto trabalhava em um show Crianças WB chamado Generation O! ela conheceu autor e ilustrador infantil James Proimos, que a convenceu a escrever livros infantis.


 Pensando sobre Alice no País das Maravilhas, ela foi atingida pela forma como pastoral a definição deve parecer para as crianças que, como ela própria, viviam em ambientes urbanos. Em Nova York, você é muito mais propensos a cair um bueiro que um buraco de coelho e, se você fizer isso, você não vai encontrar uma festa de chá. O que você pode encontrar ...? Bem, essa é a história de Gregor a Overlander, o primeiro livro em seu cinco partes fantasia série / guerra, The Underland Chronicles, que se tornou um best-seller do New York Times. Ele foi vendido em 21 territórios estrangeiros.

 Sua próxima série, Jogos Vorazes é um best-seller internacional. A trilogia gastou mais de seis anos até à data na lista de bestsellers do New York Times desde a publicação em setembro de 2008, e também apareceu de forma consistente nos EUA hoje e listas dos mais vendidos da Publishers Weekly. Ele foi vendido em 56 países em 51 idiomas. Em 2010, Collins foi nomeada para a lista Time 100.



"Em nenhuma das duas séries eu saio do protagonista. Nunca fiz várias vozes ou pontos de vista. Existem mundos de coisas a aprender."

 A Lionsgate comprou os direitos da adaptação cinematográfica de Jogos Vorazes em 23 de Março de 2012, dirigido por Gary Ross, que também compartilhou o roteiro com Suzanne e Billy Ray. Ele quebrou vários recordes de bilheteria e passou a se tornar a maior bilheteria de lançamento norte-americano de todos os tempos no seu caminho para a geração de cerca de 700 milhões dólares nas bilheterias em todo o mundo. Em Chamas foi dirigido por Francis Lawrence, com roteiro de Simon Beaufoy e Michael DeBruyn e trazendo de volta estrelas Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Willow Shields, Paula Malcomson, Donald Sutherland, Stanley Tucci e Lenny Kravitz, juntamente com os novos membros do elenco Philip Seymour Hoffman (descanse em paz), Sam Claflin, Jena Malone e Jeffrey Wright.
 Em setembro de 2013, Suzanne lançou um livro aclamado pela crítica, YEAR OF THE JUNGLE, ilustrado por James Proimos. Trata-se do ano em que ela tinha seis anos e seu pai foi escolhido para o Vietnã. Ele foi vendido em 12 países em 11 línguas. Seu primeiro livro de imagens, quando Charlie MCBUTTON PERDEU PODER, sobre um garoto obcecado por jogos de computador, foi ilustrada por Mike Lester e saiu em 2005. Ele foi vendido em quatro territórios estrangeiros.


 Seus livros já venderam mais de 85 milhões de cópias em todo o mundo.



☞ Obras

  1. As Crônicas do Subterrâneo
  2. Gregor o Guerreiro da Superfície (Gregor The Overlander) (2003)
  3. Gregor e a Segunda Profecia (Gregor and the Prophecy of Bane) (2004)
  4. Gregor e a Profecia de Sangue (Gregor and the Curse of Warmbloods) (2005)
  5. Gregor e as Marcas Secretas (Gregor and the Marks of Secret) (2006)
  6. Gregor e o Código da Garra (Gregor and the Code of Claw) (2007)Trilogia Jogos Vorazes
  7. Jogos Vorazes (The Hunger Games)(2008)
  8. Em Chamas (Catching Fire) (2009)
  9. A Esperança (Mockingjay) (2010)Outros livros
  10. Fire Proof: Shelby Woo #11 (1999)
  11. When Charlie McButton Lost Power (2005)
  12. When Charlie McButton Gained Power (2009)
  13. Year of the Jungle (2013)

[Fontes x e x]


Por Flávia Bergamin
Newsposter






Deixe um comentário