Vocês já viram matérias desse sujeito por aqui, certo? Pois bem, hoje vamos falar de tudo que envolva o personagem Sherlock Holmes! Confira:



☞ Os livros

 A primeira obra de Sherlock Holmes, escrita por Arthur Conan Doyle é Um Estudo Em Vermelho, de 1887 (Resenha). Basicamente, os livros originais do autor (pois muitos escrevem outras histórias do detetive), são divididos em Romances e Contos (este ultimo são livros, bem, enormes, que reúnem de dez à treze histórias).

Romances

Um Estudo em Vermelho:

 O cadáver de um homem, nenhuma razão para o crime. É a primeira investigação de Sherlock Holmes, que fareja o assassino como um “cão de caça”. Lamentava-se de que “não há mais crimes nem criminosos nos nossos dias”, quando, nesse instante, recebe uma carta a pedir a sua ajuda — o cadáver de um homem foi encontrado numa casa desabitada, mas não há qualquer indício de roubo ou da natureza da morte. Sherlock Holmes não resiste ao apelo, mas sabe que o mérito irá sempre para a Polícia.

O Cão Dos Baskervilles 

 Uma das mais famosas histórias do detetive Sherlock Holmes. A morte do rico proprietário Charles Baskerville está envolvida em um mistério que envolve uma antiga maldição de família, uma grande herança e um enorme cão fantasmagórico. Holmes e seu assistente Watson são chamados para investigar.

O Vale Do Terror

 Em cem anos Sherlock Holmes tornou-se um dos três personagens mais famosos da literatura inglesa. Hoje Sherlock é tão popular no mundo inteiro que a palavra é empregada até como um adjetivo, designando alguém que tem habilidade na arte de investigar. Neste livro o leitor encontrará aventura de Sherlock Holmes; um verdadeiro banquete para os amantes da boa literatura de suspense e mistério.

O Signo Dos Quatro 

 Nesse livro, o mais famoso detetive da história da literatura universal, Sherlock Holmes, tem um novo mistério para desvendar: quem matou Bartolomeu Sholto e levou o tesouro de Agra? Ao lado do dr. Watson, seu parceiro de investigação, Sherlock Holmes mais vez uma dará ao leitor uma amostra de astúcia e brilhantismo ao desvendar o caso.

Contos

As Aventuras de Sherlock Holmes - Contos - Vol. 1 

Este livro contém nove histórias, onde o autor narra as mais eletrizantes aventuras do detetive inglês. De elevado conhecimento científico e raciocínio dedutivo, Sherlock Holmes é um detetive que desvenda crimes insolíveis. Nos livros de Conan Doyle há sempre um duelo entre o detetive e seu inimigo oculto, também dotado de inteligência rara, e o desenlace vem carregado de forte dose dramática. {+


Memórias de Sherlock Holmes - Contos - Vol. 2

Memórias de Sherlock Holmes é uma das obras de sir Conan Doyle que mais encanta seus leitores. São onze histórias nas quais o famoso detetive policial e seu inseparável amigo, dr. Watson, desvendam, dedutivamente, os mais estranhos casos da vida humana. {+}


A Volta de Sherlock Holmes - Contos - Vol. 3 - Sir Arthur Conan Doyle

Este livro reúne treze casos posteriores à morte do prof. Moriarty, em que acreditava-se que também Holmes tivesse falecido. Entre esles estão, além do que marca o retorno do detetive, outros grandes como Os seis bustos de Napoleão , Os dançarinos e O construtor de Norwood . {+}


O Último Adeus De Sherlock Holmes - Contos - Vol. 4

O engenhoso detetive Sherlock Holmes foi criado em 1887 pelo médico e romancista inglês. O curioso é que o personagem de ficção se tornou mais célebre do que seu criador. O nome do detetive Sherlock Holmes apareceu pela primeira vez no livro Um Estudo Vermelho. Doyle criou o mistério que arrebata, o terror transfigurado em beleza, a pesquisa apaixonante e as soluções imprevisíveis. {+}


O Arquivo Secreto de Sherlock Holmes - Contos - Vol. 5

Sherlock Holmes ainda hoje é um dos mais atraentes personagens dos romances policiais. Desvendar crimes que pareciam insolúveis até mesmo para a Scotland Yard, a famosa polícia inglesa, fez do seu nome um sinônimo de detetive . As fascinantes aventuras de Sherlock Holmes, escritas ao longo de quase quarenta anos, são agora apresentadas integralmente em nova tradução para o português, realizada por Antonio Carlos Vilela, autor de diversos livros juvenis de muito sucesso. {+}

E há, também, outros livros sobre Holmes, de outros autores.


O Jovem Sherlock Holmes, de Andrew Lane

#1 - Nuvem da Morte

Dois Cadáveres, um Herói Extraordinário.

Sherlock Holmes tem apenas catorze anos quando, ao caminhar por um bosque, descobre um cadáver. Trata-se de um homem. Está coberto de pústulas. É então que Holmes começa uma nova vida. 

Sua mente destemida e a sede de aventuras conduzem-no por uma jornada capaz de deixar qualquer um sem fôlego: da tranquilidade da vida no campo ao submundo das docas londrinas, enfrentando fogo, espionagem e sequestros, até o cerne de uma aterrorizante trama que poderá mudar o futuro da Grã-Bretanha. 


#2 - Parasita Vermelho

- Um Assassino Redivivo 
- Um Crime Que Destruiu Um País 
- A Lenda Continua

Sherlock sempre soube que adultos guardam alguns segredos. Mas ele não contava em descobrir que o assassino mais famoso do mundo, supostamente morto, está na realidade escondido no interior da Inglaterra - e que seu próprio irmão tem mais a ver com o assunto do que deixa transparecer. Quando ninguém parece disposto a lhe contar a verdade, é necessário correr alguns riscos para descobri-la por si mesmo, e é assim que começa mais uma aventura sem igual para o jovem Sherlock Holmes. 

Atravessando o oceano em direção à misteriosa América, Sherlock terá que se envolver em uma trama mortal, na qual o valor da vida é baixo, e a verdade tem um preço que poucas pessoas estão dispostas a pagar.


#3 - Gelo Negro

-Um quarto trancado; 
-Um cadáver; 
-Um homem empunhando uma faca; 

Quando o irmão de Sherlock é surpreendido com uma faca nas mãos, debruçado sobre um cadáver, todas as evidências indicam que se trata de um assassinato. Mas o garoto não acredita nisso, e sua natureza inquieta não o permitirá deixar de lado a oportunidade de investigar o caso a fundo - especialmente porque dessa vez não é apenas a solução de um mistério que está em jogo. Caso a verdade não venha à tona, Mycroft será condenado à forca. 

Em uma eletrizante busca por provas, Sherlock irá mais longe do que jamais foi, até a distante Moscou. Para salvar Mycroft, ele precisa deduzir a identidade do verdadeiro criminoso, mas as dúvidas são muitas. E os perigos também. 

- Os dois primeiros livros da série venderam 20.000 exemplares no Brasil em um ano. 

- Série aprovada pelo Conan Doyle State, que detém os direitos de uso do personagem Sherlock Holmes nos Estados Unidos. 


#4 - Tempestade de Fogo

Sherlock está confuso. Amyus Crowe e Virginia sumiram e a casa deles está vazia, como se ninguém jamais tivesse morado lá. Para tentar resolver o mistério do desaparecimento dos dois, o garoto segue as pistas deixadas por seu mentor e acaba na Escócia, envolvido em um esquema muito perigoso. Em meio a sequestros e roubos de cadáveres, Sherlock precisa enfrentar um adversário com poderes muito além de sua habilidade dedutiva: um homem que se diz capaz de controlar os mortos. O Jovem Sherlock Holmes já escapou da morte mais de uma vez, mas nessa missão os riscos são maiores do que nunca. Agora, ele terá que enfrentar as forças do inferno. 


A Execução de Sherlock Holmes, por Donald Thomas

 Dopado, algemado e condenado, preso em uma cela abafada nas profundezas da infame e abandonada prisão londrina de Newgate, o maior detetive da literatura mundial aguarda sua execução levada a cabo por um grupo vingativo de terríveis e velhos inimigos. A fuga é impossível; a morte, uma certeza. A não ser que Sherlock Holmes, em uma excepcional iluminação do espírito, combinada com bravura, consiga escapar do laço do carrasco — e viver para tocar seu violino, espionar e raciocinar outra vez mais. Apesar dos imensos obstáculos, Holmes também desvendará o código do Serviço de inteligência alemão nos meses que antecedem a participação da Grã-Bretanha na Primeira Guerra Mundial, levando “O caso da chave grega” a um final de excepcional elegância. Em toda parte dos cinco contos escritos com destreza, paira o suspense enigmático e misterioso no ar – nada, porém, que escape do domínio de mestre do incomparável Sherlock Holmes. 


 Bastante coisa, não é? Além de tudo isso, estima-se que o personagem tenha aparecido em mais de 200 filmes, interpretado por 75 atores diferentes (caramba!). Os mais conhecidos são O Cão dos Baskervilles - 1939, onde Basil Rathbone é Sherlock Holmes e Sherlock Holmes - 2009, onde nosso querido Robert Downey Jr. é o protagonista. 

 Com muitos livros e com muitos filmes, Sherlock também foi alvo da televisão britânica BBC, que produz a série Sherlock (com Benedict Cumberbatch e Martin Freeman) e da televisão estadunidense, que produz Elementary (Jonny Lee Miller e Lucy Liu).

 Arthur Conan Doyle, o autor, escreveu 60 histórias de Sherlock Holmes, ao todo. Ele viveu de 1859 à 1930, no Reino Unido e casou-se duas vezes.

 É fã do personagem? Aproveite e passe no Portal Sherlock!




Deixe um comentário