Resenha: Quem, eu?
3.10.14
Sinopse: Ele largou tudo que tinha - o emprego, a carreira, os estudos - para cuidar da avó com Alzheimer. E descobriu que compartilhar a dor não é sofrê-la no coletivo. É livrar quem dela sofre. Ao ver a avó que o criou enfrentar o triste dia a dia de um portador de Alzheimer, Fernando Aguzzoli decidiu largar tudo que tinha - o emprego, a carreira, os estudos - para tentar amenizar o sofrimento com amor e muitas risadas. Convivendo com a divertida, bonachona e, claro, sempre esquecida vovó Nilva, Fernando, um jovem aspirante a filósofo com um talento epistêmico para a comunicação, aprenderá uma lição de vida que doença nenhuma poderá apagar. A história real que emocionou o Brasil e vai fazer o leitor rir e chorar em cada página, mas nunca mais se esquecer dela.
"Amar não é uma lembrança, é uma regra da alma!"
Quem, eu? conta uma verdadeira história de superação e trás à tona grandes lições sobre a vida. Fernando nos mostra que dividir a nossa dor com alguém é o melhor que podemos fazer. Quando a Vovó Nilva foi diagnosticada com Alzheimer, Fernando pesquisou sobre o assunto e todos os textos diziam que não valia a pena cuidar de alguém com a doença, porque ela não tem cura. E será que não vale?
Mesmo sabendo que não conseguiria curá-la, Fernando largou tudo o que tinha para cuidar dela e fazer com que ela tivesse mais alegria em sua vida. Não é justo que isso aconteça com as pessoas, mas abandoná-las também não. Perguntas perturbadoras como "Ela vai esquecer de mim?" rodeavam a mente de Fernando, mas ele não se deixou abater. Ele fez com que os sintomas dessa doença se tornassem um motivo a mais para rir e sorrir. E tem remédio melhor para a dor do que uma boa dose de risada? Ele usou e abusou dela para que a Vó fosse feliz, e aposte o que quiser, deu certo.
Quem, eu?, além de ter um enredo verídico impressionante e mostrar-nos que o amor da família facilita tudo, é repleto de diálogos engraçados que irão te matar de rir. Isso é ótimo pois, apesar de ser uma história triste, você chora de rir. É um livro que te divide entre chorar, rir e chorar de rir.
A edição é ótima, a capa (tanto a parte da ilustração como a do papel) é maravilhosa e o mais legal: conta com imagens coloridas da Vovó Nilva e seu Netinho querido.
Curta a página da Vovó Nilva no Facebook e compartilhe sua história!
E muito obrigada à Editora Belas-Letras por me proporcionar uma leitura tão maravilhosa.
É nota 5/5 e super recomendo esse livro à vocês!
Autor: Fernando Aguzzoli
Editora: Belas-Letras
0 comentários